Dieta para desintoxicar o organismo: a Bálsamo explica tudo o que você precisa saber

Sabe quando a gente sente que o nosso corpo não está legal, que a comida já não cai tão bem e, muitas vezes, aparece um inchaço? Nessa hora, o ideal é mudar a alimentação e apostar em uma dieta para desintoxicar o organismo.

Um dos cardápios mais utilizados para quem precisa desse detox é o da dieta líquida. Aliás, ela também é usada em alguns pós-cirúrgicos, como o de bariátrica e o de ortognáticas. Quer entender mais essa alimentação que promove uma limpeza no corpo e nutre ao mesmo tempo? Continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Vamos lá?

O que é a dieta para desintoxicar o organismo?

A poluição, o estresse, a ingestão de álcool, o cigarro, o sedentarismo e, principalmente, a má alimentação fazem com que o organismo passe por um processo de inflamação crônica. Como resultado, ele passa a não funcionar adequadamente e manda sinais de que não está bem: dores de cabeça, cansaço, problemas intestinais, edemas, entre outros.

A dieta para desintoxicar o organismo promove uma limpeza capaz de dar um “restart” no corpo, fazendo com que trabalhe melhor. Ela é composta por alimentos naturais, sem aditivos químicos e sem adição de açúcares ou de gorduras. Além disso, contém ingredientes com propriedades purificantes, que ajudam no processo de desintoxicação.

Ela pode ser feita tanto em consistência normal (cozida) quanto líquida. A segunda textura é ainda mais potente, pois, como é mais leve e de digestão mais rápida, faz com que o organismo possa se “concentrar” em eliminar as toxinas.

Quais os benefícios de apostar em uma dieta detox?

As dietas detox ficaram muito conhecidas por quem busca perder peso. No entanto, elas não trazem somente esse benefício. A seguir, confira quais as vantagens de apostar em uma alimentação desintoxicante:

  • melhora a função do intestino;
  • reduz a retenção de líquidos;
  • auxilia na perda de peso;
  • melhora a absorção de nutrientes;
  • diminui a inflamação do organismo, prevenindo doenças crônicas;
  • traz mais bem-estar.

Quais os mitos e as verdades sobre a dieta desintoxicante?

Como tudo o que é relacionado à alimentação, existem muitas dúvidas que cercam a dieta para desintoxicar o organismo. Com tantas informações desencontradas, é difícil saber o que é verdade e o que é mito, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas questões para responder.

Durante a dieta líquida é preciso evitar atividades físicas intensas

Verdade. Durante o período de dieta líquida, o ideal é evitar as atividades físicas intensas. Isso porque o cardápio é de baixa caloria e pode faltar energia para um exercício mais pesado. Sendo assim, prefira modalidades mais leves nos dias de detox.

Todo mundo pode fazer dieta desintoxicante líquida

Mito. Nem todas as pessoas podem aderir à dieta líquida. Quem tem diabetes, hipertensão ou está em tratamento de câncer, por exemplo, deve evitá-la. Além disso, pessoas que se sentem mal com o cardápio, apresentando fraqueza e tontura, também precisam ter cautela e voltar à alimentação saudável convencional.

Para fazer a dieta líquida, basta consumir sucos e sopas

Mito. Embora a dieta líquida seja realmente composta por sopas, sucos, shakes e leites vegetais, é preciso ter um balanço nutricional. Não basta apenas só consumir líquidos — todas as refeições devem ser bem balanceadas para que não faltem nutrientes e para que o organismo possa realmente se desintoxicar.

A dieta detox líquida não pode ser feita por muitos dias

Verdade. Salvo as indicações médicas, a dieta líquida não precisa ser feita por muitos dias. Geralmente, em um período de 1 a 3 dias, o corpo reage promovendo uma boa desintoxicação do organismo. Prolongar a dieta sem necessidade pode ter um efeito reverso. Em vez de mais saúde e bem-estar, a pessoa pode ter carência de nutrientes.

Como é feita a dieta líquida pós-cirúrgica?

A recomendação de vários pós-operatórios é a dieta líquida. Nesse caso, a intenção não é desintoxicar o organismo, mas nutrir o paciente conforme as limitações físicas que a cirurgia impôs naquele momento. Confira dois exemplos.

Bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, o paciente deve permanecer com a dieta líquida por, aproximadamente, 30 dias para a cicatrização da cirurgia. Nesse tempo, a alimentação é à base de sopas coadas, caldos, mingaus ralos, gelatinas, iogurtes, vitaminas e outros líquidos.

Ortognática

A cirurgia ortognática reposiciona os ossos da mandíbula. Por esse motivo, o paciente fica impossibilitado de mastigar por mais ou menos 60 dias. Sendo assim, a recomendação é a dieta líquida, que deve ser balanceada nutricionalmente visando à recuperação do paciente.

Como é composta a dieta líquida da Bálsamo?

Depois de entender todos os benefícios da dieta para desintoxicar o organismo, você se interessou em aderi-la? Então, aqui vai uma dica de ouro: a dieta líquida da Bálsamo. Como dissemos, para fazer uma alimentação líquida que traga bons resultados, é necessário balancear os nutrientes, e a Bálsamo faz isso para você.

O nosso programa de dieta líquida tem o cuidado de oferecer tudo de que o corpo precisa para eliminar as toxinas e se manter nutrido. Quer entender como funciona? Veja:

  • o dia começa com um suco que tem propriedades desintoxicantes;
  • depois, um suco mais nutritivo, com vitaminas e minerais importantes, é consumido;
  • no almoço, um caldo mais substancioso que dá saciedade para encarar as tarefas da rotina é a opção;
  • mais tarde, há um shake saboroso e nutritivo como lanche;
  • logo mais, o leite vegetal de oleaginosas oferece gorduras boas, que servem como anti-inflamatório, e minerais;
  • por fim, a noite pede um caldo mais leve, porém nutritivo, para desacelerar o corpo e ajudar no descanso.

A dieta para desintoxicar o organismo ajuda a eliminar a inflamação causada pelos maus hábitos de vida. Dessa forma, ela proporciona um melhor funcionamento do corpo e do metabolismo e, consequentemente traz mais saúde e bem-estar. Entretanto, ela não deve ser feita de qualquer maneira, sendo preciso se preocupar com o balanço nutritivo das refeições. Por isso, nada é melhor que contar com o programa de dieta líquida da Bálsamo Congelados Saudáveis.

Quer desintoxicar o seu organismo agora mesmo? Então, entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e faça o seu pedido do programa de dieta líquida da Bálsamo Congelados Saudáveis!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.