Comer proteína: realmente precisamos de carne para sermos saudáveis?

Para começar este artigo, nós te propomos uma reflexão muito importante: você come carne todos os dias porque sempre te disseram que é saudável ou porque não consegue ficar sem ela?

Independente de qual seja a sua resposta, saiba que é possível viver bem evitando comer proteína animal, pois há alternativas de alimentos muito saudáveis e ricos em nutrientes.

Diferente do que muita gente pensa, a carne não é um alimento vital para que você tenha uma saúde plena, com resistência para encarar o dia a dia. Se isso fosse verdade, vegetarianos, veganos e pessoas que têm restrições alimentares não sobreviveriam sem a proteína animal.

Você vai ver neste artigo diversas informações que provam que seguindo uma dieta evitando o consumo de carne, o seu organismo vai ficar muito bem!

É possível ingerir proteínas sem a carne?

Incluir mais cereais, legumes, verduras e frutas na sua vida vai te abrir um universo cheio de novos sabores! Estes alimentos conseguem ser tão nutritivos que o seu corpo vai esquecer que comer carne é prioridade.

Vamos nos ater a algumas comparações usando alimentos do dia a dia do brasileiro e que são preparados rapidamente — com a vantagem que atendem a diversos perfis de pessoas, então, se você tem alguma restrição alimentar, relaxe.

Você gosta de bife frito ou grelhado? Uma unidade de 100g desse corte concentra 10,1g de proteínas. Do lado mais saudável, feijões em geral, como a lentilha e o grão de bico, chegam a ter 12,4g da mesma substância, na mesma proporção de peso.

Que tal mais um exemplo? Um filé de frango grelhado — que você deve adorar, não é? — tem, em média, 22g de proteínas, enquanto uma pequena porção de tofu atinge 19g. Se você considerar que vai comer até dois ou três pedaços de tofu em um dia, já ultrapassará o frango.

Ou seja, diante desses exemplos e da diversidade de alimentos com proteínas vegetais, podemos concluir que é possível comer de maneira saudável sem necessariamente escolher apenas as carnes.

Quais são os benefícios de reduzir o consumo de carne?

Evitar comer carne não é apenas para adeptos de estilos de vida como vegetarianos ou veganos. Minimizar a ingestão de carne é uma decisão sábia daqueles que querem ter uma melhor saúde física, mental e espiritual.

Para que você compreenda mais a fundo este ponto de vista, nós vamos listar abaixo alguns benefícios vividos por quem faz esta escolha. Confira alguns deles!

Melhora a saúde cardiovascular

Ao adotar uma dieta diminuindo o volume de carne ingerido, você irá tender a deixar de comer a famosa gordurinha dos cortes e as gorduras saturadas. Essas partes das carnes são responsáveis por entupir artérias e veias e, com isso, prejudicar muito a circulação sanguínea.

Evita a diabetes

A diabetes do tipo 2 é adquirida por uma série de fatores — e um deles é a alimentação inadequada, rica em carnes, açúcar e frituras. Já existem pesquisas que comprovam que uma dieta evitando a carne é capaz de prevenir essa doença, que não tem cura.

Regula o peso

A carne ainda é uma das grandes vilãs que causam o aumento de peso. Lanches, frituras e outros preparos que incluem cortes bovinos, suínos e outros são um dos motivos para a obesidade.

Como alcançar uma dieta ideal?

Fazer uma dieta deixando a carne de lado é muito mais simples do que você imagina! Com exceção da vitamina B12, o reino vegetal concentra muitos nutrientes que seu organismo precisa.

Vamos passar abaixo dicas de alimentos que vão fazer a sua saúde decolar!

Folhosas

·        agrião;

·        alface;

·        rúcula;

·        escarola.

Oleaginosas

·        nozes;

·        castanha de caju;

·        avelã;

·        amêndoa.

Cereais

·        grãos integrais — livres de glúten também se encaixam.

Frutas

·        maçã;

·        manga;

·        pêra;

·        uva;

·        abacaxi;

·        morango.

Viu como comer menos carne é simples e há uma infinidade de alimentos deliciosos, simples de serem acrescentados em receitas no dia a dia?

Em poucas semanas de uma nova dieta, você já vai sentir o efeito benéfico em sua saúde ao dispensar bifes, coxinhas de frango e muitos pratos com carne.

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Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.