Descubra aqui 5 alimentos que ajudam na TPM

alimentos que ajudam na TPM

Para muitas mulheres, o período que antecede a menstruação pode ser uma verdadeira tortura. Cólica, dor de cabeça, inchaço, irritabilidade e desejo por doces são alguns dos incômodos que elas sofrem. Isso porque, nessa fase do ciclo, há uma alteração nos hormônios femininos, que é a responsável por todos esses sintomas. Felizmente, existem alguns alimentos que ajudam na TPM.

A alimentação influencia diretamente a forma como nosso organismo reage à alteração hormonal. Afinal, diversos nutrientes estão relacionados à produção dos hormônios. Além disso, alguns alimentos têm propriedades que amenizam os desconfortos. Quer saber quais são eles? Então, siga a leitura, pois contamos sobre 5 deles para você!

1. Oleaginosas

As oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ótimas opções de lanches para os dias de TPM. Elas contêm ômega-3 — um conjunto de ácidos graxos com poderes anti-inflamatórios. Dessa forma, ajudam a reduzir as dores de cabeça e as cólicas. Elas também apresentam vitamina E, que diminui a sensibilidade nos seios.

2. Abacaxi

Além de ser uma fruta deliciosa, o abacaxi é excelente para amenizar alguns dos sintomas da TPM. Ele é fonte de manganês, um mineral que combate a irritabilidade e o mau-humor. Por ser diurético, diminui a retenção de líquidos, que é muito comum nesse período, e, por fim, é uma ótima alternativa ao açúcar para matar a vontade de doces.

3. Aveia

A aveia é um cereal muito utilizado em mingaus e vitaminas. Ela contém um aminoácido chamado triptofano, que é precursor da serotonina (hormônio do bom-humor e do bem-estar) e melatonina (hormônio do sono). Sendo assim, consumir esse alimento pode melhorar o humor, a ansiedade e a qualidade do sono. Fora isso, as fibras contidas nela regulam o intestino, que também pode ficar alterado nessa época.

4. Chá de camomila

Uma mulher tomando seu chá de camomila não quer guerra com ninguém. Não é à toa que, quando alguém está nervoso, a recomendação das pessoas mais velhas é tomar a bebida. A planta tem propriedades relaxantes e até um pouco sedativas, o que auxilia a tratar o mau-humor. Além do mais, ela tem o poder de reduzir os espasmos, amenizando as cólicas.

5. Banana

A banana é a fruta que mais contém triptofano, aquele aminoácido fundamental na produção da serotonina. Sendo assim, a ingestão regular desse alimento fornece a matéria-prima para esse hormônio, que controla o humor e ativa áreas do cérebro que geram prazer. A fruta bem madura e docinha ajuda também a saciar o desejo pelo açúcar de uma forma mais saudável.

Vale lembrar, porém, que esses alimentos sozinhos não têm superpoderes. É preciso aliá-los a uma alimentação equilibrada e saudável. Assim, o organismo recebe todos os nutrientes de que precisa para o bom funcionamento. Além disso, é necessário evitar os itens que pioram os sintomas da TPM, como açúcar, café, carne vermelha, frituras, bebidas alcoólicas e sal.

Os alimentos que ajudam na TPM contêm nutrientes importantes que atuam de diversas maneiras para aliviar os incômodos dessa fase do ciclo da mulher. Isoladamente, eles não têm muito efeito, mas, aliados a um estilo de vida saudável, são muito eficazes.

Por falar em humor, como anda o seu? Acha que está precisando dar um ânimo? Então, aproveite que está por aqui e confira os alimentos do bom-humor!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.