Descubra os segredos para um emagrecimento saudável

Hoje em dia, encontramos os mais diversos tipos de dieta que prometem resultados incríveis em pouco tempo. Mas será que elas oferecem um emagrecimento saudável? Mais do que perder peso, o que queremos é ter uma vida mais leve e que traga bem-estar, não é verdade?

Para isso, é preciso adotar um conjunto de hábitos que vão tornar esse processo mais tranquilo e duradouro. Quer aprender todos os segredos para manter o corpo com mais saúde e disposição? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Vamos lá!

O que é emagrecimento saudável?

Podemos dizer que o emagrecimento saudável é aquele que se importa com a saúde e não somente com os ponteiros da balança. Ele é a consciência de que o corpo precisa ser nutrido corretamente para, então, atingir a boa forma.

Nesse processo, o foco é uma alimentação equilibrada e que fornece todos os nutrientes de que o organismo precisa para funcionar bem, prevenindo doenças e gerando mais disposição e bem-estar.

No entanto, não é apenas isso. A prática de atividades físicas e outras atitudes dignas de um estilo de vida saudável também são incentivadas. Ele promove a mudança de hábitos — dos ruins, que favorecem o ganho de gordura corporal e todos os problemas acarretados, para os bons, que proporcionam mais qualidade de vida. Sabemos, porém, que mudar costumes não acontece de um dia para o outro.

Por esse motivo é que o emagrecimento saudável é aquele que respeita os limites do corpo e da mente. Nele, a adaptação é fundamental para não agredir o organismo e para manter a sanidade mental. Afinal, mudanças bruscas no nosso cotidiano podem ter um impacto não muito agradável, concorda?

Geralmente, ele é mais lento do que as maneiras mais radicais, como as que priorizam as dietas restritivas. Porém, é feito de forma personalizada, que leva em conta os gostos da pessoa e a individualidade do organismo de cada um.

Por que emagrecer de forma saudável?

Perder os quilos que sobram para entrar em forma é o desejo de muita gente. Porém, nem todo mundo se importa que esse processo seja de forma gradual e saudável, e esse pensamento pode trazer diversos problemas de saúde.

Se a principal intenção da perda de peso é ser mais saudável, ou pelo menos deveria ser, qual é o sentido de fazer isso de maneira agressiva ao organismo? Nenhuma!

Certamente, você conhece uma pessoa que vive no eterno efeito sanfona: emagrece rapidamente e engorda tudo de novo com a mesma velocidade. Provavelmente, ela não aposta em mudança de hábitos, e essa é a razão para não conseguir manter o peso adequado.

A frustração de ter chegado ao corpo ideal e ver todo o esforço ir embora quando os ponteiros da balança sobem novamente faz baixar a autoestima e transforma o emagrecimento duradouro em algo que parece inatingível. A boa notícia é que isso não é verdade.

O emagrecimento saudável traz mudança de hábitos, e é exatamente disso que precisamos para conseguir manter o peso. Nesse processo, o corpo em forma é uma consequência de todo o bem que ele nos traz: qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Quais são os hábitos que impedem o emagrecimento saudável?

“Não consigo emagrecer”, “Como pouco e não emagreço”, “Não sei por que não perco peso” — essas são algumas reclamações de quem tenta emagrecer e não consegue. Você se identifica com alguma delas? Saiba que existem hábitos que prejudicam o emagrecimento saudável e estão o sabotando. Olha só!

Dieta restritiva

Dietas restritivas são aquelas que cortam radicalmente um ou mais grupos de alimentos, privando o corpo de alguns nutrientes. Algumas são até utilizadas em tratamentos e têm indicações específicas, mas devem ter acompanhamento profissional.

Já as da lua, do abacaxi, da sopa e outras sem embasamento científico algum só servem para fragilizar o organismo e provocar a compulsão alimentar — uma condição em que a pessoa consome uma quantidade grande de alimentos rapidamente.

Além disso, privar-se de nutrientes e de alimentos sem uma orientação nutricional é uma das grandes causas do efeito sanfona. Em um primeiro momento, a pessoa que está em dieta restritiva até emagrece bastante. No entanto, não consegue manter essa restrição por muito tempo, voltando a comer comidas mais calóricas.

Dessa maneira, o corpo passa a transformar todo esse excedente em gordura novamente de maneira bem rápida. É por isso que, muitas vezes, a pessoa volta a engordar em poucos meses após abandonar a dieta e tem dificuldades para retomar o regime.

Sedentarismo

Reduzir as calorias ingeridas a um número menor do que se gasta é a fórmula para o emagrecimento. Mas será que apenas isso é o suficiente para ser saudável? A resposta é não. Baixar o consumo de calorias na dieta e manter o sedentarismo não é a melhor maneira de perder peso.

Além de demorar mais para queimar a gordura, não praticar atividades físicas gera flacidez e a perda da massa magra, que é muito importante para corpo.

Estresse

O estresse é um dos motivos pelos quais as pessoas não conseguem emagrecer ou, até mesmo, aumentam o peso. Ele libera um hormônio chamado cortisol, que, em grande quantidade, aumenta a glicose no sangue e favorece o acúmulo de gordura abdominal.

É por isso que muita gente desconta na comida quando está estressada. Os carboidratos, ou seja, massas, pães e doces, são os primeiros da lista de desejos nessa situação, e como sabemos, o exagero no consumo desses alimentos causa ganho de peso.

Cigarro e álcool

Os maus hábitos, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, além de prejudicarem a saúde diretamente, trazendo diversas doenças, inflamam o organismo, o que afeta o emagrecimento saudável. O álcool ainda reduz a absorção de nutrientes e é bastante calórico.

Ausência de planejamento das refeições

Quantas vezes você teve que recorrer aos fastfoods porque não tinha uma opção saudável para comer? Isso é muito comum para quem se esquece de planejar as refeições. No final das contas, o saldo é negativo em alimentos saudáveis e o resultado é a estagnação no emagrecimento ou até quilos a mais.

Afinal, como alcançar o emagrecimento saudável?

Agora que você já sabe o que não fazer para o emagrecimento saudável, que tal descobrir os segredos para perder peso com saúde? Confira as nossas dicas a seguir.

Mantenha uma alimentação equilibrada

A chave do sucesso para uma alimentação saudável é o equilíbrio. A menos que você tenha alguma restrição alimentar, é possível consumir todos os grupos de alimentos e, ainda assim, emagrecer.

Carboidratos, gorduras do bem, vitaminas e minerais são nutrientes necessários para o organismo funcionar bem. Para isso, a reeducação alimentar pode ser a melhor opção.

Nela, é possível comer de tudo, desde que seja com moderação, dando preferência para os alimentos saudáveis e evitando os que não fazem bem para a saúde, como os que contêm aditivos químicos, gorduras ruins e açúcares refinados.

Pratique atividades físicas

Engana-se quem acha que os exercícios físicos agem no emagrecimento apenas queimando calorias. Além de fortalecerem os músculos, o que ajuda a não ter flacidez, eles liberam hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.

Assim, não precisamos recorrer à comida para nos sentirmos mais “felizes” — isso reduz a ingestão de calorias. A prática de atividades físicas também previne diversas doenças, como as cardiovasculares, o diabetes, a hipertensão e até o câncer. Com a variedade de exercícios disponíveis, escolha o que você mais gostar e pratique regularmente.

Aprenda a lidar com o estresse

Como dissemos, o estresse influencia diretamente o aumento do peso. Por isso, é necessário aprender a lidar com ele se quiser emagrecer e manter a boa forma. A prática regular de atividades físicas já é uma boa opção, pois libera substâncias do bem-estar, lembra?

Técnicas de respiração e meditação, além de momentos de descontração e lazer, também são grandes aliadas. Só não dá para continuar estressado sentindo as roupas apertarem e a qualidade de vida ir embora.

Durma bem

Está com dificuldades para dormir? Saiba que a insônia ou as noites mal dormidas afetam todo o metabolismo e podem resultar na sensação de fome. O famoso assalto à geladeira no meio da madrugada é uma das consequências disso.

Além do mais, a privação de sono pode gerar estresse, que, como sabemos, também favorece o ganho de peso. A dica aqui é promover um ambiente aconchegante e relaxante. Para isso, desligue os eletrônicos e coloque uma música relaxante ou leia um livro. Lembre-se ainda de que a última refeição do dia deve ser leve.

Beba água

Para ajudar o organismo a eliminar as toxinas e fazer com que ele trabalhe corretamente, o que auxilia o emagrecimento, é necessário beber a quantidade de água recomendada, que é de 30 ml por quilo de peso corporal. Por exemplo, alguém que pesa 50 kg deve beber 1,5 litros de água por dia.

Já viu alguém fazer uma boa limpeza em um cômodo usando apenas um copo de água? Com o nosso corpo acontece o mesmo. Então, faça o cálculo e tenha o líquido sempre por perto. Se for necessário, baixe aplicativos de smartphone que o lembrem de beber água.

Evite o açúcar e o sal

Existem alguns “inimigos” da alimentação saudável. Um deles é o açúcar. Esse alimento é considerado calorias vazias, o que significa que tem poucos nutrientes e favorece o ganho de peso. O açúcar é capaz de desencadear um processo no organismo chamado “pico de insulina”, que favorece o acúmulo de gordura.

Além do mais, ele deixa a gente mais lento, o que pode causar certo desânimo para fazer as atividades do dia a dia. Outro vilão da saúde é o sal. Apesar de o nosso corpo precisar de certa quantidade de sódio, o excesso é o principal responsável pelo aumento da pressão arterial.

Quando consumimos muito sódio, o corpo retém mais líquidos, o que nos deixa mais inchados. Portanto, reduza a ingestão de sal de cozinha, já que mesmo os alimentos naturais contêm sódio.

Trace metas atingíveis

Querer “apenas emagrecer” não costuma ser muito motivador. Você deve ter um objetivo e traçar metas para isso. Por que você quer perder peso? É por conta da saúde? É para ter mais qualidade de vida? É para alcançar a boa forma? Pois escreva quais são as suas razões.

Depois disso, estabeleça metas. Quando temos um prazo, é mais fácil se manter firme no propósito. Entretanto, tome o cuidado de estipular metas reais e atingíveis. De preferência, divida-as em pequenas conquistas.

Por exemplo, você quer eliminar 16 kg no total. Em um emagrecimento saudável, a pessoa consegue perder, mais ou menos, 4 kg por mês. Dessa maneira, coloque em sua mente que você poderá levar aproximadamente 4 meses para atingir o objetivo. A cada mês em que você bater a meta mensal, comemore como mais uma batalha vencida.

Aposte nas massagens

As massagens são realmente muito eficazes no processo de emagrecimento saudável. Isso porque elas ajudam o organismo a eliminar as toxinas e a retenção de líquidos. Não é à toa que nos sentimos mais leves depois de uma boa drenagem linfática.

Hoje em dia, você pode contar com diversos tipos de massagens, como redutora e modeladora, que, juntas a uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas, dão resultados incríveis! Elas reduzem medidas, auxiliam a minimizar a inflamação dos tecidos e amenizam celulites.

Conte com a ajuda profissional

Já parou para pensar que o sucesso do emagrecimento saudável pode estar no acompanhamento profissional? Muitas vezes, achamos que damos conta do recado sozinhos e que não é preciso contar com a ajuda profissional, mas não é bem assim que acontece.

O nutricionista, por exemplo, elabora um cardápio completo com as refeições e os horários corretos e personalizados de acordo com as necessidades nutricionais do indivíduo, os gostos pessoais e a rotina. Uma dieta de revista faz isso?

O mesmo acontece com o educador físico, que monta um treino conforme os objetivos; o médico, que acompanha o processo para garantir a saúde; e o psicólogo, que trabalha o emocional. Portanto, não hesite em procurar a ajuda desses profissionais para ter um emagrecimento saudável.

Qual é a relação entre saúde mental e emagrecimento saudável?

Por falar em psicológico, você sabe a importância da saúde mental no emagrecimento? Ela pode ser bem mais relevante do que você imagina em todo o processo. Isso porque a perda de peso saudável tem a ver com mudança de hábitos.

Sabemos que quebrar uma rotina nem sempre é fácil. Quem está há anos consumindo alimentos errados pode ter dificuldade em modificar o seu modo de se relacionar com a comida. Comer besteiras passa a ser algo tão automático quanto respirar.

Por isso, é preciso programar o cérebro para reaprender a se alimentar, mas, dessa vez, da maneira correta. O primeiro passo é ter a consciência de que a principal função do alimento é nutrir. Obviamente ele também é fonte de prazer, mas não deve ser a única e nem a principal.

Outro ponto importante é o “comer emoções”. “Estou triste, vou comer um chocolate”, “Hoje acordei feliz, mereço um fastfood”, “Essa ansiedade que não passa, vou me esbaldar na pipoca”, e assim por diante. Você se identifica?

Então, saiba que isso também faz parte da saúde mental no emagrecimento. Enquanto a cabeça continuar com os mesmos pensamentos, o corpo se mantém condicionado aos erros do passado. Portanto, para perder peso de forma definitiva e saudável, é preciso aliar mente e físico.

Qual é a importância dos alimentos saudáveis no emagrecimento?

Sabia que é possível emagrecer até mesmo comendo alimentos não saudáveis? Pois é! Mas você acha que essa é a melhor maneira? De jeito nenhum! Isso faz um mal danado à saúde, pois inflama o corpo e traz prejuízos, como colesterol alto, hipertensão, diabetes e até câncer.

De que adianta chegar ao peso desejado, mas com problemas no organismo? Nada! É daí a importância de consumir alimentos saudáveis durante todo o processo de emagrecimento.

Legumes, frutas, verduras, cereais e leguminosas contêm nutrientes essenciais, que não apenas suprem as necessidades nutricionais do corpo, como também ajudam na prevenção de doenças.

Como a Bálsamo Congelados Saudáveis pode ajudar no emagrecimento saudável?

Sabemos que, com a correria do dia a dia, fica mais complicado cozinhar alimentos saudáveis porque eles precisam de um tempo maior de preparo. Nesse caso, precisamos de algo bem prático para preparar. Pensando nisso, você já conhece a comida congelada saudável?

A Bálsamo Congelados é especialista no assunto. Ela oferece refeições equilibradas feitas com ingredientes naturais e sem aditivos químicos. Como são prontas para o consumo, basta aquecer. Dessa forma, é muito mais fácil seguir uma reeducação alimentar, não é verdade?

Por conta da tecnologia de ultracongelamento, as comidas são sempre muito saborosas e nutritivas, já que a técnica preserva o sabor, o aroma, a textura, a cor e, até mesmo, os nutrientes originais da preparação. Depois de aquecida, você nem percebe que o prato não foi feito na hora.

Além das refeições, a Bálsamo também conta com outros produtos em seu cardápio, igualmente gostosos e saudáveis, como:

Tudo isso para ajudar você a ter uma alimentação equilibrada e deliciosa ao mesmo tempo. Todos os produtos são vegetarianos e naturais, sem adição de açúcares, sem adição de aditivos químicos e com teor de sódio reduzido. A produção segue rigorosos padrões de boas práticas, o que garante a segurança alimentar e a qualidade.

O emagrecimento saudável é aquele que muda os hábitos alimentares do indivíduo, respeitando os limites da mente e do corpo. Ele é o melhor caminho para quem precisa perder e manter o peso corporal com mais bem-estar e qualidade de vida.

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