Entenda a importância do papel do nutricionista na sociedade

papel do nutricionista

Alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, conservantes químicos, sal e gordura em excesso, entre outros. Esses são alguns dos produtos nada saudáveis e infelizmente ainda presentes no cardápio de muitos brasileiros. Muitas vezes, sabemos que o não está certo, mas não sabemos como mudar. O papel do nutricionista é dar orientações para mudar esses hábitos, afinal, o hábito de comer pode ser apenas uma espécie de “abastecimento” do corpo, mas alimentar-se bem buscando os benefícios de cada alimento, esse é o verdadeiro sentido da nutrição.

Muito mais que uma simples tendência ou padrão estético, investir em uma alimentação de qualidade é essencial para ter mais qualidade de vida e evitar doenças como a hipertensão, diabetes, colesterol alto e, até mesmo, o câncer. E é justamente aí que entra o tão importante papel do nutricionista na sociedade. E a Bálsamo é aliada nessa missão de entregar saúde e praticidade em forma de alimentação saudável e sempre respeitando as boas práticas da nutrição funcional e segura.

E você sabe quem é esse profissional, como ele trabalha e como pode ajudar você a viver melhor? Então, conheça melhor o nutricionista, neste post!

Quem é o nutricionista?

O nutricionista é o profissional formado em Nutrição, um curso de graduação com duração mínima de quatro anos. No geral, ele estuda as propriedades de cada alimento e como elas atuam no nosso organismo.

Existem várias áreas de trabalho para um profissional da área, como:

  • nutrição clínica (a mais conhecida, que recomenda uma dieta específica para cada pessoa);
  • nutrição coletiva (aborda a saúde coletiva e, geralmente, está ligada às grandes empresas ou órgãos públicos);
  • indústria de alimentos (nutrição, higiene e boas práticas);
  • nutrição esportiva (pensada para as necessidades especiais de atletas);
  • marketing;
  • pesquisa científica.

Invariavelmente, todas as categorias acima têm grande importância na sociedade. Entretanto, quando refletimos sobre o papel do nutricionista, a nutrição coletiva costuma ter mais relevância.

Quais os desafios da nutrição na atualidade?

Os desafios na nutrição no seu âmbito social são amplamente discutidos pelos profissionais da área e pela comunidade científica. Eles podem ser divididos em campos distintos, um que diz respeito aos hábitos alimentares sociais e o outro ligado aos impedimentos políticos e jogos de poder.

Como conceito político, por exemplo, a Segurança Alimentar e Nutricional deveria ir muito além de garantir três refeições por dia. O objetivo deveria ser o de possibilitar que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade, saudável e dentro dos preceitos da justiça social. Já imaginou?

Tecnologia X Nutrição

Ao mesmo tempo, é grande o desafio de inspirar pessoas para estarem mais alertas ao que consomem. Entre outras coisas, uma alimentação saudável requer que as famílias tenham mais informações sobre como ter uma dieta balanceada com ingredientes naturais, e também que se preocupem com a procedência dos alimentos e com a qualidade das refeições compradas para facilitar a rotina.

Qual o papel do nutricionista na educação alimentar?

Então, como saber se a comida que fazemos em casa é realmente saudável? Deixar os ultraprocessados e o fast foods de lado já é um bom sinal, mas o papel do nutricionista também está em educar sobre como comer melhor.

Além de passar dietas individuais prontas, um bom profissional deve se preocupar em educar os pacientes a respeito dos nutrientes de cada alimento e da maneira que ele deve ser consumido no dia a dia, a fim de ter um cardápio mais nutritivo e variado.

Assim como em todas as áreas, é fundamental buscar um profissional de confiança para alcançar uma vida saudável e equilibrada. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.