Inhame para turbinar a imunidade

Esse tubérculo apreciado pelos povos indígenas é um alimento com alto poder medicinal!

No começo do século XX já se usava elixir de inhame na cura da Sífilis. Hoje conhecemos também seu poder na prevenção da Malária, Dengue e Febre Amarela, onde se evidencia que nosso corpo reaja neutralizando os agentes causadores dessas doenças, quando somos picados pelos mosquitos transmissores.

Isso tudo porque ele faz com que todas as impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins e intestinos. Na medicina oriental é indicado para fortalecer os gânglios linfáticos que nos ajudam a combater infecções provocadas por vírus ou bactérias. Em resumo, o inhame é um grande reforço para a imunidade.

E ainda tem mais, é um alimento de fácil digestão, com alto valor nutritivo e mais saudável do que as batatas comuns porque tem menor índice glicêmico.

Conheça + 6 benefícios do Inhame

1) É bom para a saúde feminina

No organismo humano, a diosgenina presente nos tubérculos é convertida a desidroepiandrosterona (ou DHEA), um hormônio que também é produzido pelas nossas próprias glândulas adrenais. O DHEA é uma molécula utilizada para a síntese de vários outros hormônios, como a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona.

Pesquisas relatam que o consumo de inhame é útil na menopausa, para a tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina.

2) É bom para prevenir o câncer

Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. Estes nutrientes nos protegem da ação de radicais livres, agentes que podem provocar mutações no DNA que levam a uma proliferação celular desenfreada.

3) É bom para o coração

As fibras do Inhame reduzem os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardíacas. Além disso, o inhame é uma boa fonte de potássio, mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.

4) Ajuda a combater o mal de Alzheimer

Conforme já foi dito, o acúmulo do aminoácido homocisteína traz prejuízos para a nossa saúde. Seu excesso alimenta a inflamação no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. A doença também tem sido relacionada com a diminuição dos níveis do hormônio DHEA, o que acontece à medida que envelhecemos.

Logo, o inhame é um ótimo alimento para ajudar a prevenir e a controlar o Alzheimer, pois o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é convertida em DHEA em nosso organismo.

5) Ajuda no emagrecimento saudável

O inhame é ótima opção de alimento para quem precisa emagrecer. Além de pouca gordura, o tubérculo apresenta carboidratos complexos, o que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você se sentir mais ativo para os treinos e ter menos fome ao longo do dia. É importante destacar que as fibras do inhame também promovem essa sensação de saciedade.

Uma dica é acrescentar o inhame como ingrediente de receitas, para que você consuma uma quantidade menor dos pratos que for preparar. Você pode incorporá-lo, por exemplo, em massas de bolo, nhoque e até mesmo em sopas.

6) Ajuda a evitar a anemia

O inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia. Ele é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias. O tubérculo também apresenta cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que ajuda na absorção de ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

Como a Bálsamo pode ajudar?

Muitas vezes, a gente não consegue fazer nem mesmo os pratos mais triviais, seja por falta de tempo, seja por falta de habilidade na cozinha. É aí que a comida congelada saudável pode ajudar. Se, antigamente, os produtos congelados se limitavam à batata frita, ao pão de queijo, à pizza e à lasanha, hoje, podemos encontrar uma variedade imensa de pratos que se encaixam perfeitamente em uma alimentação saudável.

Experimente nossas receitas que tem o Inhame como ingrediente. Para um almoço nutritivo, o Estrogonofe de frango é uma ótima pedida. E para um jantarzinho super gostoso, o Caldo de Cogumelos é perfeito. As duas opções tem o poder de ativar sua imunidade, além de garantir saúde e bem-estar.

Este post foi útil? Quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.