Conheça os benefícios do sono de qualidade

importância do sono

Com a correria do dia a dia e o tempo cada vez mais curto, as pessoas estão se esquecendo da importância do sono. São tantas tarefas para fazer em 24 horas que dormir não é a prioridade. Você é desse time? Saiba que essa prática pode prejudicar muito a sua saúde.

Não estamos falando de horas de sono, mas sim da qualidade. Se você acorda supercansado mesmo depois de dormir a noite inteira, tem algo errado aí. Quer descobrir os benefícios de descansar bem? E mais, como fazer isso? Então continue a leitura, pois neste post contamos tudo. Confira!

Qual é a importância do sono para a saúde?

Não são apenas os sonhos que acontecem quando dormimos. Você pode não desconfiar, mas parte do organismo está trabalhando durante o repouso e a outra está se regenerando das tarefas desempenhadas no dia.

Sabe quando uma empresa fecha para balanço? O nosso corpo faz o mesmo quando estamos descansando. Ele pega o que foi feito no dia, vê onde precisa de reparos e conserta o que consegue. É nessa hora também que hormônios são liberados ou regulados, dependendo de qual se trata.

Tudo o que foi visto e aprendido no decorrer do dia também é arquivado no cérebro ao descansarmos. Resumindo: é no sono que todos os reparos e regulagens do organismo acontecem, inclusive o crescimento.

Agora pensando bem, dá para imaginar qual é a importância do sono, não é verdade? Ao dormir mal, todos esses processos são prejudicados, causando diversos problemas, entre:

  • baixa imunidade;
  • mau humor;
  • aumento no peso corporal;
  • baixo crescimento em crianças e adolescentes;
  • estresse;
  • sobrecarga no coração;
  • pouca concentração.

Não para por aí. São tantos outros distúrbios que a lista ficaria extensa. É por esse motivo que devemos nos preocupar em ter um sono de qualidade, que seja reparador e revigorante. Dormir bem é primordial para quem quer ter qualidade de vida e bem-estar.

O que é o sono de qualidade?

Sabe quando você acorda de bom humor, descansado, pele bonita, com disposição e ânimo para começar o dia? Podemos dizer então que teve um sono de qualidade. Dormir bem é fundamental para termos mais bem-estar na nossa rotina.

Em compensação, se ao despertar, se você não consegue dar um “bom dia” porque simplesmente não enxerga nada de positivo, pode ser um sinal de que a noite não foi boa. Nesses casos, a gente passa o dia inteiro cansado, o tempo parece que se arrasta e não vemos a hora de ver a cama de novo.

Estudo sobre o sono de qualidade

Você sabia que existem alguns parâmetros para saber se o sono é de qualidade ou não? Pois é! Um estudo de uma instituição especializada em sono dos EUA revela as diretrizes do que é dormir bem ou não.

O objetivo dessa pesquisa foi definir alguns pontos para conseguir avaliar o que é um bom descanso. Os profissionais têm certa dificuldade em diagnosticar isso porque é uma questão bem subjetiva. O que é um repouso regenerador para uns, pode não ser para outros.

Dessa maneira, médicos e especialistas no assunto juntaram mais de 220 estudos de caso e encontraram fatores em comum que podem caracterizar, enfim, um sono de qualidade. A seguir, confira quais são e reflita sobre as suas noites:

  • adormecer em no máximo 30 minutos depois de se deitar;
  • acordar apenas 1 vez durante a noite, ou até 2, no caso de idosos;
  • dormir 85% de todo o tempo que você passa na cama;
  • cochilar por até 20 minutos;
  • ao acordar de madrugada, dormir novamente em até 20 minutos ou 30 minutos para quem é idoso.

Demora para dormir

Se você deita na cama e logo “apaga”, já é um sinal de que dorme bem. Agora, se é do grupo de pessoas que rola de um lado e do outro e demora mais de 30 minutos para adormecer e isso acontece com frequência, é melhor rever as suas noites.

Essa situação pode ser um indicativo de insônia inicial. Então, antes que o problema se agrave, é interessante procurar por ajuda profissional. Lembrando que ansiedade e diversos outros fatores influenciam nessa questão.

Soneca à tarde

Quem aí adora tirar um cochilo após o almoço ou no meio da tarde? Saiba que esse costume faz bem para a qualidade do sono. Ajuda a renovar a disposição — principalmente nos dias em que a manhã foi cheia de tarefas — , nos deixa mais criativos e produtivos e melhora a imunidade.

Além disso, é uma ótima maneira de se recuperar de uma noite mal dormida. No entanto, essa soneca deve ser de, no máximo, 20 minutos. Esse é o tempo suficiente para ter os benefícios do cochilo. Mais que isso pode atrapalhar a sua noite de sono, o que é prejudicial à saúde.

Quais são as fases do sono?

O nosso sono tem 4 fases que começam assim que a gente fica sonolento e vão até aquele sono mais profundo em que acontecem os sonhos. Esse ciclo pode se repetir várias vezes durante a noite. Cada etapa tem características específicas bem definidas, que você conhecerá agora.

Fase 1

Essa fase é a do sono mais leve e dura cerca de 10 minutos. É quando a gente começa adormecer, mas despertamos facilmente. Nela, a respiração desacelera e os músculos se preparam para relaxar, porém ainda nos mexemos bastante.

Fase 2

Na fase 2, já estamos relaxados e dormindo, mas a mente ainda está bem alerta. Sabe quando os pensamentos ainda vem à cabeça? É isso. Qualquer barulho, mesmo que longe, ainda pode nos acordar. A etapa tem duração de uns 30 minutos mais ou menos.

Fase 3

É o sono mais profundo de todos, pois a mente está totalmente desligada e os músculos bem relaxados. Sendo assim, mais difícil de sermos despertados. É nessa hora que as pequenas lesões, que podem ter ocorrido durante o dia, são regeneradas.

Fase 4

Já ouviu falar no sono REM (rapid eye moviment)? A sigla significa “movimento rápido dos olhos”, pois é isso o que ocorre nessa etapa. Os batimentos cardíacos diminuem e os olhos se movimentam rapidamente.

É nela que os sonhos aparecem e demora, em média, 10 minutos. Depois disso, os ciclos se repetem a noite toda até despertarmos de vez. A cada nova sequência, o sono REM dura ainda mais tempo.

Quais são os benefícios do sono de qualidade?

Além da disposição, que é outra quando dormimos bem, uma boa noite de sono é capaz de trazer muitos benefícios não só para a saúde, mas também para o nosso dia a dia. Quer saber quais são? Separamos os mais importantes para você conhecer.

Protege o coração

Você sabia que um bom descanso ajuda a proteger o seu coração? Isso porque uma noite mal dormida eleva a quantidade de um hormônio chamado cortisol. Ele é fundamental para a nossa sobrevivência, pois nos deixa mais ativos e alertas.

Entretanto, não é saudável tê-lo aumentado, já que estimula o coração a bater mais rápido, não dando o descanso merecido ao órgão. Sendo assim, dormir bem é um dos fatores que mantêm o nível de cortisol adequado.

Ajuda na boa forma

Sabia que é preciso dormir para emagrecer? Pois é! Se o cortisol estiver elevado no organismo, favorece o acúmulo de gordura abdominal e a propensão a consumir alimentos mais calóricos.

Além disso, nessas ocasiões outro hormônio também fica desregulado, que é a grelina. Essa substância estimula o apetite, ou seja: dá mais fome.

Dessa maneira, uma boa noite de sono auxilia no emagrecimento e na boa forma.

Melhora a concentração e o aprendizado

Já reparou que quando a gente dorme mal, parece que a cabeça não funciona direito? Isso não é à toa. A privação de sono atrapalha diretamente a concentração e a memória, itens fundamentais para o aprendizado.

Além do mais, é enquanto dormimos que os conhecimentos são assimilados no cérebro. Ou seja, de nada adianta passar horas estudando se não tiver um bom descanso depois.

Reforça a imunidade

Lembra do cortisol? Os níveis altos desse hormônio também prejudica nossa imunidade. Isso porque ao deixar o corpo em alerta, faz com que as células de defesa não tenha um descanso para se reforçarem. O sistema imunológico acaba baixando a guarda, e o resultado? Ficamos doente mais facilmente.

Auxilia no ganho de massa muscular

O nosso crescimento é devido a um hormônio chamado GH. Essa substância mineraliza os ossos, estimula a produção de proteínas e, consequentemente, o aumento de vários tecidos, incluindo o muscular. E o que ela tem a ver com o sono? Tudo! É enquanto dormimos que ela é liberada. Por isso, dormir é fundamental no ganho de massa muscular.

Melhora o humor

Ah, o mau humor! É um sintoma típico de quem não dormiu direito. Afinal, quem consegue ficar animado e feliz tendo dor de cabeça, mal-estar e cansaço o dia inteiro, não é mesmo? A insônia é capaz de produzir todas essas condições, o que acaba virando um ciclo. Então dormir é o melhor remédio para a irritabilidade e pode até mesmo melhorar as suas relações interpessoais. Já parou para pensar nisso?

Como ter um sono de qualidade?

Antes de falarmos sobre como ter um sono de qualidade, é importante mencionar a melatonina. Já ouvir falar dela? É um hormônio produzido naturalmente em nosso corpo, responsável pela indução ao sono é liberada ao final do dia.

Agora que você já sabe tudo sobre o sono, que tal aprender também como dormir bem? Muitas vezes, achamos que temos problemas para dormir, quando, na verdade, são necessários apenas alguns ajustes nos nossos hábitos. Veja.

Mantenha uma alimentação saudável

Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável é uma das chaves para a boa saúde. Mas sabia que ela também é importante para o sono?

Quando comemos bem, todo o nosso organismo funciona melhor, inclusive a nossa produção de melatonina. Alguns alimentos são capazes de melhorar a ação desse hormônio, o que ajuda na hora de dormir. São eles:

  • banana;
  • oleaginosas;
  • frutos-do-mar;
  • tomates;
  • folhas verdes;
  • laranja;
  • abacaxi.

Além desses, a camomila e o maracujá atuam como relaxantes, deixando você mais calmo para pegar no sono. Outro dica interessante é optar por jantares leves, já que comidas pesadas demandam de muito esforço do corpo na digestão e pode atrapalhar o descanso.

Pratique atividades físicas

Poderíamos falar parágrafos sobre todos os benefícios das atividades físicas para o corpo e a mente. No entanto, como o foco do post é o sono, focaremos nesse assunto. Quem pratica exercícios físicos regularmente, independentemente da modalidade, consegue relaxar totalmente, dorme mais rápido e o sono é mais profundo e de qualidade.

Isso porque os exercícios também ajudam a regular o organismo dando estabilidade para funcionar direito, inclusive dormir. A dica aqui é praticar atividades até 3 horas antes do descanso, para dar tempo do corpo relaxar totalmente.

Tenha um ambiente aconchegante

Já reparou que em alguns lugares a gente sente mais sono? O cheiro, as cores, tudo fica mais aconchegante e a vontade de dormir logo vem. Reproduza essa sensação no seu quarto e crie um ambiente bem propício ao descanso.

Para isso, prefira lençóis e fronhas de algodão, pois permitem a absorção do suor e são mais confortáveis, principalmente em dias mais quentes. As cores claras também favorecem o momento. Prefira azul, amarelo ou verde.

Já nos aromas, camomila, capim-limão, lavanda e baunilha garantem o relaxamento necessário. Também é interessante apagar todas as luzes, assim você diz para o seu cérebro que ele já pode descansar.

Faça algo relaxante

Por falar em relaxar, que tal fazer algo para se acalmar antes de dormir? Pessoas muito agitadas têm dificuldades em se desligar. Por isso, é interessante tirar alguns minutinhos para o relaxamento.

Meditar é um bom exemplo, pois ajuda a preparar a mente para o descanso e alivia as tensões do corpo. Ler um bom livro ou escutar música suaves também são ótimas opções.

Desconecte-se de tudo

Você é do tipo de pessoa que leva o smartphone para a cama? É melhor rever esse conceito. A luz do aparelho e a enxurrada de informações mantêm a mente desperta e atrapalham a sonolência. Sendo assim, desligue celular antes de dormir e o mantenha longe para não ceder à tentação de pegá-lo.

Por falar em desconectar, sabia que as luzes dos equipamentos também atrapalham a pegar no sono? Pois é. Televisão, DVD e outros objetos que ficam com a luz acesa mesmo quando desligados devem ser retirados da tomada para não atrapalhar a sua noite de repouso.

Viu como dormir bem faz muita diferença no dia a dia? Noites mal dormidas afetam todo o corpo e a mente, atrapalhando a nossa vida em vários aspectos. Por esse motivo é que não se pode esquecer da importância do sono e de como ele é essencial para a qualidade de vida e o bem-estar.

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