Conheça 4 alimentos práticos e saudáveis para o dia a dia

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, dois a cada três brasileiros vivem uma rotina agitada e, desse número, apenas 23% se importam em consumir produtos sadios.

Então, em vez de ingerir alimentos práticos e saudáveis, costumam optar por itens industrializados e ultraprocessados, como salgadinhos e biscoitos.

Isso é bastante comum para pessoas que passam o dia todo fora de casa e acabam escolhendo snacks nada nutritivos para saciar a fome entre uma refeição e outra.

Por estarem recheados de aditivos industriais, sódio e açúcar, esses produtos são nocivos à saúde humana e, por isso, precisam ser evitados. Para ajudar você nessa mudança de hábitos, separamos alguns alimentos que podem substituí-los. Confira!

1. Frutas

Talvez soe um tanto repetitivo, mas nunca é demais ressaltar a importância das frutas! Elas são práticas, super saudáveis e fáceis de serem transportadas, então, tenha sempre algumas na bolsa.

Para você que está iniciando a mudança de hábitos, comece pelo simples; aposte nas bananas e maçãs!

A banana é rica em vitamina A e C, cálcio e fibras e ainda se revela uma ótima fonte de energia. A maçã ajuda a reduzir o colesterol ruim e fortalece o sistema imunológico.

Quando já tiver inserido o hábito de carregar frutas consigo, dê uma variada! Inclua no seu cardápio outras possibilidades práticas como a pera, goiaba, uva e mamão.

2. Oleaginosas

Para quem busca alimentos bem nutritivos, as oleaginosas devem fazer parte do menu. Elas possuem alto valor calórico, porém são consideradas gorduras do bem, aquelas que estimulam o metabolismo e mantém os níveis do colesterol equilibrados. Alguns exemplos desses alimentos são a castanha do Pará, amendoim, nozes, amêndoas e castanha de caju.

Além de terem proteínas, esses produtos são ricos em zinco, vitamina E, magnésio e ômega 3, que são essenciais para a nossa saúde.

Nutricionistas apontam que a melhor forma de consumir esses alimentos é de forma natural, sem a adição de sal ou açúcar. A dica é fazer um mix das castanhas numa porção e adicionar ao iogurte, por exemplo. Imagina que delícia?

3. Barras de cereal

Outra opção de lanche rápido no trabalho é a barra de cereal. Porém, lembre-se: fuja das barrinhas com muito açúcar ou conservantes. Afinal, elas devem ser mais próximas do natural e não do industrializado.

Aliás, caso você queira ingerir uma barra verdadeiramente saudável, existe a opção de fazê-la em casa! Basta ter alguns ingredientes como melado, granola, aveia e manteiga de amendoim.

4. Alimentos congelados

O hábito de ter sempre em mãos alimentos práticos e saudáveis deve se estender à casa e não somente ao trabalho. Não ter itens de fácil consumo na geladeira pode ser um grande incentivo para correr para os aplicativos e escolher pizzas, sanduíches, etc.

Por isso, tenha porções de itens como feijão, grão de bico e lentinha congeladas. Em relação aos cereais, não deixe de cozinhar arroz integral ou quinoa e já deixá-los separados no freezer.

Algumas hortaliças também podem ser cozinhadas e congeladas, como brócolis, couve flor, espinafre, cenoura e beterraba. Assim, se bater aquele desânimo de cozinhar, basta retirar os ingredientes da geladeira e rapidinho você monta uma refeição gostosa, saudável e nutritiva.

O que não pode faltar na marmita do trabalho

Você já deve ter percebido que adotar hábitos alimentares saudáveis é mais fácil do que imaginava, pois só é necessária uma pequena dose de disposição e organização. Por isso, em vez de snacks e itens ultraprocessados, prefira os alimentos práticos e saudáveis que citamos neste artigo.

E se quiser ter mais opções de refeições congeladas saudáveis na sua geladeira, basta entrar em contato com a Bálsamo Congelados!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.