3 dicas que vão te ajudar a dormir melhor

3 dicas de como dormir melhor

Irritabilidade, cansaço e dificuldade de concentração. O que essas três adversidades têm em comum? São consequências de um problema que afeta cada vez mais os brasileiros: a dificuldade de ter uma boa noite de sono. É por isso que muita gente está em busca de algo que pode ter sido muito simples no passado: saber como dormir melhor.

No ano passado, um estudo da Royal Philips (uma empresa focada em tecnologia de saúde) trouxe à tona números alarmantes: 72% da população brasileira sofre de doenças relacionadas ao sono. Entre insônia, apneia, ronco, narcolepsia e síndrome das pernas inquietas, as duas primeiras são as principais.

Se você está entre os 73 milhões de brasileiros que querem saber como aumentar a qualidade do sono, continue a leitura desse post e confira nossas dicas sobre como dormir melhor!

Evite usar aparelhos eletrônicos na cama

Não tem jeito, o smartphone nos acompanha o dia inteiro. Nesse aparelho de mil e uma funções, nos informamos sobre o mundo, nos conectamos com os amigos e trabalhamos — até mais do que no escritório. É por isso que, para muita gente, entre as dicas de como dormir melhor essa pode ser a mais difícil: evitar o uso de qualquer tipo de aparelhos eletrônicos na cama.

É isso mesmo: na hora de dormir, o ideal é deixar longe o celular, a televisão e o notebook. Além de emitirem luzes que podem ser prejudiciais à qualidade do sono, esses dispositivos também nos mantêm despertos, dificultando o estado de relaxamento.

Pratique atividades físicas com frequência

Fazer exercícios regularmente é fundamental para quem quer saber como dormir melhor. A prática de atividades físicas é importante para o equilíbrio hormonal, já que, quando nos movimentamos, produzimos substâncias que são responsáveis pelos processos de sono, como a endorfina, que diminui a ansiedade e ajuda o corpo a entrar no processo de relaxamento.

Recentemente, um estudo publicado na revista The Journal of Physiology mostrou a relação da prática de exercícios com a melatonina, hormônio que ajuda a promover o início do nosso sono.

Tenha cuidado com a alimentação

Você provavelmente já sabe que manter uma alimentação saudável é importante para diversos setores da nossa vida. Na busca de como dormir melhor, comer bem também é fundamental. É recomendável evitar alguns alimentos antes de dormir, como frituras ou comidas muito calóricas, que exigem um esforço maior para serem digeridas.

Esse trabalho extra ocupa o nosso organismo e o mantém ativo em um período em que deveria estar descansando. Outro motivo para evitar alimentos pesados antes de deitar é que eles estimulam a hipocretina, que é um neurotransmissor associado à regulação do sono.

O melhor caminho para ter mais qualidade de vida como um todo, inclusive na hora do sono, é manter uma boa alimentação ao longo de todo o dia.

A importância de dormir bem

Muito mais do que uma inconveniência, a falta de sono pode afetar toda a nossa saúde, tanto que já foi tema de diversos estudos. Em um artigo, o médico Dráuzio Varella explicou a insônia como um “distúrbio associado ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, dislipidemia (presença de índices elevados de gordura no sangue), hipertensão, fadiga e ansiedade”. Precisa de mais motivos para se preocupar com o seu sono?

Cuidar da saúde é um ato contínuo e diário e tem a ver com tudo o que se faz — como se dorme, consome e se alimenta. Por isso, é muito importante ter hábitos saudáveis e também saber como dormir melhor.

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