Comida simples e saudável: saiba como é possível e quais benefícios traz

É comum acreditar que, para ter uma alimentação equilibrada, é preciso ter um cardápio requintado, com preparações superelaboradas e alimentos caros. Mas você sabia que é possível ter o mesmo a partir de uma comida simples e saudável?

Pois é isso mesmo! Não são necessários pratos sofisticados para suprir as necessidades nutricionais do organismo. Dá para fazer isso com refeições mais básicas, mas com muitos sabores e nutrientes. Quer saber como? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Vamos lá?

Quais são os benefícios de uma alimentação simples e saudável?

Manter uma alimentação equilibrada é uma das chaves do sucesso para ter mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade. É por meio dela que conseguimos os nutrientes necessários para o organismo funcionar corretamente.

Como dito, engana-se quem acha que, para isso, é preciso fazer refeições com muitos ingredientes caros. O simples também pode ser muito saudável, saboroso e nutritivo. A seguir, confira alguns dos benefícios de ter um cardápio trivial e balanceado:

  • praticidade no dia a dia, pois simplifica o preparo e, até mesmo, a lista de compras;
  • possibilidade de descoberta de novos sabores;
  • apreciação dos verdadeiros sabores de cada alimento;
  • combate ao desperdício, já que os mesmos alimentos podem ser combinados de maneiras diferentes, criando novos pratos;
  • economia, pois a comida simples e saudável é feita com ingredientes mais em conta.

Como ter uma alimentação simples e saudável?

Ter uma alimentação simples e saudável é mais fácil do que você imagina. Em vez de ficar horas na cozinha descascando, cortando e cozinhando pratos sofisticados, você faz apenas algumas preparações e terá uma refeição gostosa e equilibrada.

Uma técnica bem fácil para balancear os nutrientes é apostar em um prato colorido com, pelo menos, cinco cores. Como fazer isso? Ao elaborar o menu do dia, certifique-se de que cada refeição (almoço e jantar) terá cinco tipos de alimentos com tons diferentes.

Na natureza, cada cor de vegetal representa grupos de nutrientes específicos. Por exemplo, a cor laranja significa que o alimento contém betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Já a cor marrom pode representar as proteínas, como feijão, soja e outras leguminosas.

Sendo assim, a melhor maneira de garantir a maior variedade de vitaminas e minerais é montando um prato colorido. Quer um exemplo? Arroz, feijão, brócolis, tomate e purê de abóbora. Assim, temos branco, marrom, verde, vermelho e laranja em preparações simples e fáceis de fazer.

Como a comida congelada saudável pode ajudar?

Muitas vezes, a gente não consegue fazer nem mesmo os pratos mais triviais, seja por falta de tempo, seja por falta de habilidade na cozinha. É aí que a comida congelada saudável pode ajudar. Se, antigamente, os produtos congelados se limitavam à batata frita, ao pão de queijo, à pizza e à lasanha, hoje, podemos encontrar uma variedade imensa de pratos que se encaixam perfeitamente em uma alimentação balanceada.

Por esse motivo, não há desculpas para não se alimentar direito. Com uma comida simples e saudável, é possível obter todos os benefícios de um cardápio equilibrado e requintado. Afinal, o que conta mesmo é a variedade de nutrientes importantes ao organismo.

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Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.