3 dicas de alimentos para intolerantes a lactose

Os números são claros: se você não é intolerante à lactose, pelo menos um de seus amigos próximos será. Segundo pesquisas do DataFolha e do IBGE, mais de um terço da população adulta relata algum desconforto digestivo após a ingestão de leite ou derivados.

Dor de barriga, azia, náuseas, gases e até dores de cabeça são alguns dos sintomas apresentados por quem apresenta essa condição. E quem sofre com esse problema sabe que tirar o leite e os derivados do cardápio é coisa séria, portanto, necessita bastante atenção.

Por esse motivo, neste post, vamos falar um pouco mais sobre o que é a intolerância alimentar e como garantir o cálcio com algumas dicas de alimentos para intolerantes à lactose. Tem interesse em ficar por dentro deste assunto? Então, continue a leitura e prepare a lista de compras!

Intolerância à lactose x alergia ao leite. Qual a diferença?

A intolerância à lactose acontece por diversas causas. De modo geral, pode ser resumida pela baixa de enzimas — ou ausência delas — para quebrar os açúcares do leite (a lactose). Por outro lado, a alergia é a resposta exagerada do organismo a uma proteína específica desse alimento, o que pode causar efeitos em todo o corpo, como coceiras, inchaços, manchas na pele e até falta de ar.

Podemos viver sem leite?

A resposta para essa pergunta é muito simples: definitivamente sim. A prova disso é que a causa mais comum da intolerância à lactose é a redução natural das enzimas que digerem o açúcar no organismo.

Ao nascer, os bebês recebem uma grande quantidade dessas enzimas para poderem digerir o leite materno. Ao longo da vida, o corpo humano passa a perceber que essas substâncias não são mais necessárias — afinal, não somos mais bebês e não precisamos mais do alimento natural da mãe.

Você já parou para pensar que o ser humano é o único mamífero que continua a consumir leite depois de adulto? Algumas pessoas podem argumentar que isso acontece pela importância do cálcio no organismo. De fato, o mineral é fundamental para a nossa saúde e qualidade de vida, mas existem inúmeras fontes de onde obtê-lo. Que tal conhecer algumas delas?

Quais são os 3 melhores alimentos para intolerantes à lactose?

No reino vegetal existem muitas opções de alimentos que são ricos em cálcio e podem garantir uma alimentação saudável e equilibrada, sem a necessidade de se utilizar do leite. Confira mais, a seguir!

1. Folhas verde-escuras

Brócolis, couve, espinafre, entre tantas outras opções. As folhas verde-escuras são conhecidas por serem muito ricas em cálcio. A dica também vale para os veganos e vegetarianos, já que esses alimentos também apresentam um alto índice proteico. Além disso, são muito saborosos crus ou refogados e servem para o preparo de caldos, sucos e muitas outras receitas.

2. Superalimentos

Você conhece os superalimentos? É como alguns elementos ficaram conhecidos devido ao seu alto índice nutricional. Quinoa, chia e algas marinhas são algumas das nossas sugestões que não podem faltar na despensa dos intolerantes à lactose!

3. Leites vegetais

Os leites vegetais são ótimas alternativas de alimentos para intolerantes à lactose no que diz respeito ao preparo de receitas que utilizem esse ingrediente. Para preparar doces, molhos ou até para acompanhar o cafezinho, é possível apostar nas opções de castanhas, arroz, coco etc.

Como você viu nesse post, com o consumo desses alimentos, é possível viver sem leite, sem deixar de lado os hábitos alimentares saudáveis e a busca por uma melhor qualidade de vida.

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Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
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