6 alimentos para intolerantes a glúten: veja como comprar!

A intolerância ao glúten acontece quando esta, que é a proteína do trigo, provoca inflamações na mucosa intestinal, impedindo a absorção de nutrientes pelo organismo. Alguns dos alimentos que têm esse elemento e devem ser descartados por quem tem o problema são: barras de cereal, pão, maionese, cerveja e molho branco. Para não passar mal nem de fome e nem pelo contratempo, saiba que há vários alimentos para intolerantes a glúten, que garantem uma alimentação saudável e saborosa.

Vale reforçar que a intolerância ao glúten se assemelha mas é diferente da doença celíaca, um problema autoimune que restringe o consumo de qualquer alimento que tenha a proteína. O primeiro caso também é conhecido como sensibilidade ao glúten.

Descubra neste artigo 6 alimentos para intolerantes a glúten que não podem faltar à mesa!

1. Arroz

O arroz é desprovido de glúten, sendo um importante alimento para garantir força durante o dia a dia e misturar a outros pratos. O grão é rico em carboidratos, que no organismo se convertem em glicose e fornecem energia ao organismo.

2. Frutas

Abacaxi, pera, uva, manga, laranja e todas as outras frutas podem ser incluídas no cardápio de intolerantes a glúten. Esses alimentos ainda fornecem muitos nutrientes altamente benéficos para o corpo.

3. Legumes

Ervilha, lentilha, vagem, abóbora, batata-doce, berinjela, cenoura, cará e outros legumes também não têm glúten. Para aproveitar o melhor deles, você pode prepará-los no vapor, para conservar melhor suas propriedades.

4. Verduras

Alface, rúcula, agrião, brócolis, espinafre e couve-flor são bons alimentos para intolerantes a glúten, pois não possuem a proteína. Eles podem ser totalmente consumidos por pessoas com esse tipo de restrição.

5. Polenta

A polenta é um ótimo alimento para manter a saúde reforçada e com bastante energia para o dia a dia. Sua versão cremosa pode feita com a polenta de semolina, adquirida pronta, e fácil de fazer. Mas se preferir uma versão ainda mais natural ela pode ser feita com milho orgânico.

No Brasil, a cada 600 pessoas, uma tem intolerância a glúten, e a polenta se encaixa na dieta dessas pessoas como um importante alimento.

6. Tapioca

A tapioca é feita com fécula de mandioca, uma raiz livre de glúten e muito nutritiva.

Com a alta taxa de celíacos e intolerante a glúten no Brasil, o país é um dos que mais cresce no segmento de produtos para quem tem restrição alimentar. A cada ano, as empresas desse setor crescem até 200%.

Assim, o mercado global de alimentos naturais está em um de seus melhores momentos e o Brasil já alcançou a quarta posição mundial, na categoria. Isso mostra que a oferta de produtos é cada vez maior e mais qualificada.

O mercado está cada vez mais especializado na categoria, pronto a oferecer alimentos para intolerantes a glúten. Também a variedade de alimentos aumentou bastante e hoje o risco de uma contaminação cruzada estão bem mais controlados.

A Bálsamo Congelados é uma das empresas que se especializou em oferecer refeições congeladas para intolerantes a glúten e pessoas com outras restrições alimentares. Com um cardápio 100% sem glúten, versátil e saboroso e livre de contaminação cruzada.

Conheça a Bálsamo Congelados e veja as opções sem glúten que oferecemos!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.