Alimentos do bom humor: saiba como melhorar a digestão e o ânimo!

Alimentos do bom humor

Sabia que o seu estado de espírito está ligado ao funcionamento do seu intestino? Pois é isso mesmo! Ter uma boa digestão e “‘ir ao banheiro” regularmente pode ser a solução que faltava para o seu bem-estar. Aliás, você conhece os alimentos do bom humor?

O fato é que a alimentação influencia mais no nosso comportamento do que imaginamos. Ficou curioso para entender como isso acontece? Então continue a leitura, pois neste post te contamos tim tim por tim tim. Confira!

Qual é a relação entre o intestino e o cérebro?

O intestino é considerado o segundo cérebro. Isso porque nele existem milhões de neurônios, responsáveis por regular o seu funcionamento. Sendo assim, esse órgão não precisa do comando da massa cinzenta para cumprir as suas responsabilidades — absorção (de nutrientes) e excreção.

Não para por aí. Os neurônios intestinais também fabricam serotonina (cerca de 90% de toda a produção), que nada mais é do que um neurotransmissor que atua na sensação de bem-estar. Interessante, não é?

O cérebro e o intestino usam os neurotransmissores para se comunicarem por meio do nervo vago. É por isso que em uma situação de medo, por exemplo, temos aquele frio na barriga ou até mesmo vontade de ir ao banheiro.

Por último, mas não menos importante, existe a flora intestinal, que são as bactérias que habitam o órgão e atuam de diversas maneiras para o bem do organismo, como ajudar na digestão dos alimentos e a evitar as infecções. E o que ela tem a ver com o cérebro? Falamos sobre isso no próximo tópico.

Como a alimentação pode influenciar o humor?

É bem provável que você conheça o termo “enfezado”, que é usado para falar sobre a irritabilidade repentina de alguém. Mas você sabia que a expressão vem da palavra “fezes”? É a relação de um trânsito intestinal irregular e o humor.

Respondendo à pergunta do tópico: se o cérebro e o intestino têm uma comunicação direta, tudo o que acontece lá embaixo afeta lá em cima, concorda? Dessa maneira, uma má alimentação, que resulta em problemas no funcionamento intestinal, vai abalar o comportamento cerebral, incluindo o estado de espírito e a concentração.

Onde entra a flora intestinal aí? Bom, como ela ajuda o intestino a funcionar direito, se ela estiver alterada, influenciará negativamente no relacionamento dos dois órgãos. Um dos fatores que interferem na harmonia colônia bacteriana é a alimentação.

Quais são os alimentos do bom humor?

Agora que você já sabe como ocorre essa ligação entre a alimentação e o bom humor, que tal aprender quais são os alimentos que auxiliam na disposição? Acompanhe!

Probióticos e prebióticos

Iogurte, kefir, chucrute e outros alimentos fermentados são probióticos. Isso significa que contêm bactérias boas para ajudar na colonização do intestino. Já os prebióticos são aqueles que servem de alimento para a flora, como frutas, verduras, legumes e cereais.

Fontes de triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial necessário na síntese de serotonina. Dessa forma, é importante consumi-lo para que a produção desse neurotransmissor do bem-estar fique a todo vapor. São fontes desse nutriente: banana, peixes, oleaginosas, leguminosas, sementes como a linhaça, arroz integral, aveia e tofu.

Fibras alimentares

As fibras são componentes fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Enquanto as insolúveis atuam aumentando o bolo fecal, deixando-o mais macio para facilitar a sua excreção, as solúveis são alimentos para a flora intestinal.

As do primeiro tipo estão presentes nos vegetais, principalmente os folhosos, e nas cascas dos cereais integrais e leguminosas. Já as do segundo estão na aveia, maçã, linhaça, chia, couve-flor e muitas outras opções.

Viu como os alimentos do bom humor podem te ajudar a ter mais disposição e bem-estar? Basta incluí-los no cardápio, além de manter uma alimentação equilibrada, para ter todos os benefícios de um estilo de vida mais saudável!

Por falar em menu, como está o seu do dia a dia? Sabia que a comida congelada pode ser uma opção para facilitar a rotina e manter uma alimentação saudável? Aproveite que está por aqui e continue sua leitura em nosso artigo!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.