Quais os problemas causados por alimentos com conservantes?

Homem analisa rótulo de alimentos com conservantes

Diante de tantas opções de refeição, parece que as pessoas estão condicionadas aos alimentos com conservantes. Eles são práticos e têm um sabor carregado, mas reservam problemas quando consumidos a longo prazo — essa alimentação deveria ser a sua última opção.

A correria do dia a dia, a ansiedade e os problemas do mundo moderno fazem com que a alimentação seja deixada de lado. Parece até que as pessoas perderam a mão para esse momento tão especial e que reflete profundamente na saúde.

Excesso de informações, propagandas da indústria de alimentos e menos dedicação à saúde são combustíveis do consumo de alimentos com conservantes. Leia neste artigo quais são os problemas trazidos pelo consumo dessas refeições e como buscar alternativas saudáveis!

O que são conservantes?

Conservantes são todas as substâncias que são acrescidas aos alimentos industrializados para que tenham prazo de validade maior. Porém, esses elementos aderem sabor artificial aos alimentos, além de os carregarem de químicos que, a longo prazo, causam danos sérios à saúde.

Ainda, um efeito típico dos conservantes é “enganar o cérebro”, ao colocar o sabor de uma refeição em um alimento de baixíssimo valor nutricional. Sal, açúcar e outros elementos são conservantes usados em larga escala pela indústria, que acabam por criar consumidores com saúde debilitada a longo prazo.

Quais são os problemas causados pelos alimentos com conservantes?

A alimentação carregada em conservantes traz diversos malefícios à saúde, que, muitas vezes, levam a doenças crônicas. Veja quais são os principais problemas de uma alimentação desse tipo:

·        causam alergias em pessoas que têm restrição para corantes e conservantes;

·        aumentam o risco de infarto;

·        dificultam a circulação sanguínea;

·        aumentam a pressão arterial;

·        aumentam a retenção de líquidos no corpo;

·        podem causar a diabetes;

·        causam problemas estomacais, como azia e má digestão;

·        levam ao mau funcionamento do fígado;

·        aumentam o risco de câncer de intestino;

·        desequilibram o metabolismo;

·        deixam o organismo mais vulnerável a doenças;

·        prejudicam a absorção de nutrientes pelo corpo.

Como fazer uma alimentação saudável livre de conservantes?

Para evitar ao máximo contrair os problemas trazidos pelo consumo em excesso de alimentos com conservantes, você deve buscar uma alimentação saudável. Não apenas retirar do cardápio diário os produtos industrializados, como fazer refeições com alimentos naturais e livres de elementos químicos que causam prejuízos à saúde.

Consuma alimentos naturais

Invista em alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. Não há restrições quanto ao tipo de alimentos, seja fresco, resfriado ou congelado, contanto que sejam naturais.

Prefira alimentos desidratados

Alimentos desidratados são boas alternativas para se consumir frente aos alimentos com conservantes. Esse tipo de produto passa por um processo que retira toda a água dele, o que automaticamente previne que ele estrague.

A água é um “fio condutor” para a proliferação de bactérias e fungos, por isso, eliminá-la faz sentido para conservar a comida. Ainda, alimentos desidratados são saborosos e possuem textura bastante típica.

Embaladas a vácuo

Refeições que são embaladas a vácuo, pré-prontas ou in natura, também têm uma boa garantia contra agentes que deterioram o alimento. No ar há uma série de bactérias, fungos e outros elementos que podem atacar a comida. Como a embalagem a vácuo elimina o ar, o alimento fica protegido desses agentes.

Refeições congeladas

As refeições congeladas são também boas opções para conferir qualidade e praticidade já que tem prazo de validade prolongado. Especialmente as refeições que passam pelo processo de ultracongelamento, que mantém as propriedades do alimento e seus nutrientes.

Assim são feitas as refeições da Bálsamo Congelados. Todos os alimentos são selecionados, cheios de sabor, sem corantes ou conservantes e com alta qualidade.

Entre em contato com a Bálsamo Congelados e conheça as nossas opções!

Quanto mais natural, melhor.

Chega de ultraprocessados, realçadores de sabor e de listas de ingredientes impossíveis de entender. As nossas
refeições não tem corantes ou conservantes artificiais, e cada ingrediente é comida de verdade.